quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Oração do plantonista


Hoje me lembrei da oração que criei para incentivar meus policiais a acreditar que teremos, sempre que pensarmos positivo, um plantão sossegado. Nós costumávamos brincar entre nós que nada aconteceria de grave, pois havíamos feito a oração do plantonista. Mas na verdade essa oração não existia, então resolvi criá-la. Espero que gostem.

ORAÇÃO DO PLANTONISTA

Meu senhor e meu Deus, sou plantonista e meu dia vai ser muito longo. Por isso, peço que não seja apresentado na delegacia nenhum conduzido, seja pela Brigada Militar, pela PRF ou pela Guarda Municipal. Peço que ninguém venha aqui reclamar a perda de um documento. Que nenhuma mulher venha chorar a agressão pelo companheiro, ou alguém de seu relacionamento. Peço que pouco toque o telefone, e que não fiquem buzinando para que eu abra o portão da garagem. Peço que o ar-condicionado esteja funcionando, e que as pessoas que eu for atender estejam de bom humor (embora seja difícil esse meu pedido, já que ninguém chega aqui para contar um dia feliz).

Entretanto Senhor, apesar de desejar um dia tranquilo, se algo acontecer, se precisarem de mim:

Que eu tenha paciência para saber ouvir. Que eu atenda ao próximo como eu atenderia à minha mãe, ao meu pai ou ao meu irmão. Que eu saiba tratá-lo como eu gostaria de ser tratado, não importa se sóbrio, bêbado ou machucado. Que eu faça a coisa certa!

Que eu me pergunte: se eu estivesse prestes a dar uma entrevista sobre o meu atendimento, se eu ficaria orgulhoso ou envergonhado da minha atitude? E que a resposta seja sempre o orgulho; e que eu nunca falhe nesse teste.

Que eu tenha compaixão daquele que eu estiver atendendo, sabendo verificar suas necessidades, e que possa atendê-las da melhor maneira. Que eu consiga lavrar um auto de prisão em flagrante em pouco tempo, para que logo seja o preso conduzido ao seu devido lugar. Que não haja violência no meu plantão, mas que eu saiba agir se estritamente necessário. Que meu trabalho não seja meramente reproduzir o que estarei ouvindo, mas que eu me interesse por cada um dos casos a mim apresentados. Que eu faça um trabalho de ponta, melhor do que esperam que eu faça.

Afinal, a Polícia Civil também é minha e o meu serviço repercutirá por muito e muito tempo. Que eu tenha consciência de que posso fazer a diferença.

Se precisarem de um registrador de ocorrências, serei o melhor que possa ser; se precisarem de uma escolta, serei o melhor; se precisarem de um atendente de telefone, serei o melhor; se precisarem de um porteiro, serei o melhor; enfim, se precisarem de um amigo, serei o melhor.

Obrigado meu Deus, por me dar essa oportunidade de trabalhar com as vítimas da sociedade, pois assim sei que meus esforços nunca terão sido em vão.

Amém.

2 comentários:

  1. Gostei muito da oração, Roberto, parabéns !
    As pessoas só lembram da Polícia nas horas de aflição.
    Faz parte !
    Grande abraço,
    Fayão

    ResponderExcluir
  2. E estaremos sempre dispostos à ajudar! Sempre que precisarem podem contar conosco!

    Um grande abraço em toda a família!

    Beto

    ResponderExcluir